Projeto Elétrico
Eletricidade com Segurança
Instalações elétricas são de suma importância para as pessoas. Graças a elas podemos usar o computador, refrigerar os alimentos e iluminar os ambientes. Um projeto elétrico bem feito fornece segurança e tranquilidade.
O último relatório da ABRACOPEL (2020) indica que 45% das pessoas não possuem projeto elétrico em suas residências, o que leva a adaptações temerárias como o uso indiscriminado de benjamins ou Ts, podendo acarretar sobrecarga ou curto-circuito por derretimento do cabo causado por superaquecimento, levar a queima de equipamentos, choque elétrico, incêndio e até mesmo a morte. Esses problemas não afetam somente residências, mas também afetam empresas e instituições.
Os projetos elétricos devem seguir as diretrizes da ABNT NRB 5410 que consideram inicialmente a planta baixa e os pontos de energia de uso específicos (como chuveiros e torneiras elétricas). Posteriormente, os demais pontos de energia são distribuídos para elaboração de tabelas de previsão de carga e cálculo de demanda.
A localização do quadro elétrico é um ponto importante para quantificar e dimensionar o material necessário, como eletrodutos, disjuntores, cabos, terminais isolantes, tomadas etc. Também é feito o diagrama unifilar do quadro elétrico e gerado um memorial com os cálculos, materiais utilizados e a representação dos pontos na planta baixa.
A UFPR vem atualizando seus projetos elétricos dentro das normas para segurança de toda comunidade acadêmica e eficiência energética dos campis, com profissionais habilitados para tal atribuição, como técnicos, tecnólogos e engenheiros credenciados pelo CREA.