Sobre o Energi

Prof.Dr. Gustavo Oliveira Prof.Dr. Eduardo Parente Prof. Dr. Aryovaldo Azevedo Profa.Dr.a Carolina Calomeno Orientadores e Pesquisadores das Equipes do Energi! Prof.Dr James Baraniuk Prof. Dr. Silvio Parucker
Prof. Dr. Carolina Calomeno Prof.Dr. Aryovaldo Azevedo Prof.Dr. Gustavo Oliveira Profa.Dr.a Eduardo Parente Prof.Dr James Baraniuk Prof.Dr Silvio Parucker Orientadores e Pesquisadores das Equipes do Energi!

Inspiração inteligente



A Universidade Federal do Paraná (UFPR) fomenta a realização de pesquisas que possibilitem a otimização da produção, distribuição e consumo de eletricidade a fim de tornar a universidade um exemplo de autossustentabilidade, referência para a sociedade paranaense quanto ao uso inteligente de energia.


Para isso, estimula o conhecimento científico com os Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e de Eficiência Energética que visam a redução dos gastos com eletricidade através da instalação de fontes renováveis de energia, otimização dos meios de transmissão e estímulo ao consumo consciente.


Os projetos são realizados pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR) e pela própria instituição, com a finalidade de implementar ações que dizem respeito ao uso mais eficiente de eletricidade. O Projeto de Eficiência Energética é realizado com o convênio da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além da colaboração de professores, servidores e alunos do Departamento de Engenharia Elétrica, Departamento de Arquitetura, Departamento de Física, Setor de Artes, Comunicação e Design e Superintendência de Infraestrutura da universidade.


Indicadores energéticos



Para obter dados sobre o consumo de energia na Universidade Federal do Paraná, além das informações das faturas de eletricidade fornecidas pela Copel, foram instalados 110 medidores de grandezas elétricas nos diversos campi de Curitiba. Isto fornece mais informações para a avaliação e otimização do fluxo energético com a efetivação dos Indicadores de Desempenho Energético (IDEs), que fazem o controle e análise dos dados, apontando deficiências estruturais que acabam dificultando o uso eficiente de energia, entre outros. Os IDEs são apresentados por grandezas que usam área, volume de usuários e consumo, facilitando a compreensão do funcionamento do sistema de energia da universidade.


Para definir as diretrizes das ações de eficiência energética, a UFPR implementou em 2019 a Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE), formada por uma equipe multidisciplinar de docentes e servidores que definem as prioridades e as metas a serem alcançadas. Com o objetivo de otimizar o consumo energético da universidade e conseguir a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), emitida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), nasceu o Energi, cujo o papel é essencial para dar vida aos projetos de melhorias em eficiência energética na universidade.


Conhecimento multidisciplinar



No âmbito do Energi são feitos estudos nos campi da UFPR que avaliam a qualidade de iluminação, fazem adequações no projeto elétrico, analisam faturas de energia e realizam a autoavaliação de desempenho energético dos prédios universitários. Com os dados obtidos, elaboram os indicadores de desempenho energético, que servem de guia para a realização de otimizações quanto ao uso inteligente da eletricidade. A Universidade Federal do Paraná, através do Energi, está realizando a autoavaliação do nível de eficiência energética de edifícios públicos segundo a metodologia do Regulamento Técnico da Qualidade (RTQ-C) do INMETRO. Para determinar o grau de eficiência de uma construção em termos de iluminação, construção e conforto térmico são analisadas características referentes a envoltória, iluminação e condicionamento de ar das edificações.


O Bloco PL da Engenharia Elétrica deverá ser o primeiro prédio da UFPR a receber a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). Além disso, o Energi está formando uma equipe técnica preparada para realizar a autoavaliação dos blocos PK e dos blocos didáticos no campus do Centro Politécnico. Futuramente toda a universidade será avaliada pelos critérios de conservação de energia.


Práticas sustentáveis



Outras ações do Projeto de Eficiência Energética são a instalação da maior usina pública fotovoltaica do Paraná, construída no estacionamento do campus Politécnico. Também a instalação de painéis solares em blocos da Engenharia Elétrica e no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, além da troca de mais de 50 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED em pontos diversos da universidade, com o descarte responsável das lâmpadas antigas. Iluminação mais eficiente e econômica com respeito ao meio ambiente.


E como sustentabilidade não se resume a eficiência energética, a Universidade Federal do Paraná também atua no esclarecimento da importância do uso inteligente da eletricidade nos seus campi. Através do Energi são divulgadas ações de eficiência energética que ocorrem na universidade, alimentando a comunidade universitária de informações que geram reflexão e estimulam a adoção de práticas simples e sustentáveis no dia a dia de todos.